Investigação e Desenvolvimento

Rede de Experimentação e Projetos de Investigação

 

Para responder criativamente a um conjunto de constrangimentos à atividade da produção biológica importa melhorar a cooperação entre a ciência, a atividade agrícola, o aconselhamento agrícola e a indústria, e fomentar a inovação neste campo.

A componente relativa à investigação, experimentação e demonstração relativa à produção biológica, está bastante dependente dos programas de apoio para este fim, embora não destinados exclusivamente a esta área.

Image

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural PDR2020, a inovação nas zonas rurais tem como principal instrumento, o apoio à criação e funcionamento de Grupos Operacionais.

A TP Organics é uma Plataforma Tecnológica Europeia (PTE) oficialmente reconhecida pela Comissão Europeia.

O seu principal objetivo é promover a agricultura biológica enquanto agricultura sustentável de produção de alimentos.

A TP Organics:

  1. i) desenvolve uma agenda de investigação e inovação e os roteiros para a ação a nível comunitário e nacional, a serem suportadas pelo financiamento privado e público;
  2. ii) mobiliza as partes interessadas para cumprir as prioridades acordadas e partilhar informação em toda a União Europeia, ajudando a oferecer soluções para os principais desafios, sendo constituída por entidades independentes e autofinanciamento;
  3. iii) envolve toda a cadeia de abastecimento alimentar dos agricultores aos consumidores;
  4. iv) reúne grandes, pequenas e médias empresas, investigadores, agricultores, consumidores e organizações da sociedade civil que operam na cadeia de valor da Produção Biologica.

Portugal não faz parte desta plataforma.

Image
Image

O portal “Inovação para a Agricultura”, da RRN/DGADR, contempla informação pertinente sobre os Grupos Operacionais e documentos técnicos de investigação no âmbito da Agricultura e da Produção Biológica.