🌱 Dia Europeu da Agricultura Biológica!
A Confederação Nacional dos Jovens Agricultores (CNJ) e a IFOAM celebraram no passado dia 23 de setembro o Dia Europeu da Agricultura Biológica. Este evento destacou a importância de práticas agrícolas sustentáveis e o compromisso da Europa em promover a biodiversidade e métodos de produção mais saudáveis.
A iniciativa sublinhou o objetivo da União Europeia de destinar 25% das terras agrícolas à agricultura biológica até 2030. A CNJ apelou ao apoio aos agricultores que adotam práticas éticas e à consciencialização sobre a importância de consumir produtos biológicos para um futuro mais verde.
AJAP promove curso “Modo de Produção Biológico”
A AJAP – Associação de Jovens Agricultores de Portugal promove o curso “Modo de Produção Biológico" – Geral – 24.ª edição, homologado pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação. Esta formação não só cumpre os requisitos obrigatórios para as candidaturas ao Pedido Único no âmbito da Reserva Nacional de Direito de RPB como também se revela essencial para quem busca apoio na Manutenção da Agricultura Biológica, representando uma oportunidade ímpar para agricultores que se dedicam ou pretendem dedicar-se a práticas agrícolas mais ecológicas e responsáveis.
ESA/IPVC lança Mestrado em Agricultura Biológica
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC) anuncia o 16.º curso de Mestrado em Agricultura Biológica (MAB) para 2024/2025. Destinado a licenciados em Agronomia, Zootecnia, Alimentação, Ambiente, Biologia e áreas afins, o curso oferece formação complementar, atualização de conhecimentos e reconversão profissional, preparando os alunos para os desafios atuais do setor agrícola.
Este curso alinha-se com o Pacto Ecológico Europeu, incluindo a estratégia 'do prado ao prato', que visa tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis. Um dos objetivos é aumentar a agricultura biológica para 25% das terras agrícolas da UE até 2030, projetando um futuro mais ecológico e sustentável para a agricultura.
Prémio Europeu da Produção Biológica 2024
A Comissão Europeia anunciou a terceira edição dos "EU Organic Awards", uma iniciativa que visa celebrar e promover a excelência no setor biológico em toda a Europa. O evento, que já se estabeleceu como um marco importante para o reconhecimento de práticas sustentáveis e inovadoras na agricultura biológica, abre as suas portas para submissões de candidaturas de 4 de março até 12 de maio de 2024.
Escola Agrícola da Madeira promove formação em Agricultura Biológica
A Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em estreita colaboração com a Escola Agrícola da Madeira, lança uma formação intensiva em “Agricultura Biológica”. Agendada para o período compreendido entre os dias 25 e 27 de março, esta iniciativa promete munir os participantes de ferramentas e conhecimentos fundamentais para uma incursão pelo universo da produção biológica, das 10h00 às 17h00, com interlúdio ao meio-dia.
Sob a tutela de quatro peritos da Divisão de Agricultura Biológica, os formandos serão conduzidos por um total de 18 horas de aprendizado profundo, explorando técnicas e práticas sustentáveis que preconizam um futuro agrícola mais ecológico e produtivo para a região. Este encontro formativo destaca-se como um marco na promoção de métodos agrícolas amigos do ambiente no arquipélago.
Plano de Ação para a Produção Biológica 2030 – Alemanha
Foi divulgada pela Alemanha a respetiva estratégia nacional para a Produção Biológica. Aqui foram estabelecidas, ao longo de toda a cadeia de valor da produção biológica, 30 medidas em 6 domínios de ação.
A estratégia será complementada com uma campanha de informação sobre produtos biológicos, que destaca o rótulo biológico e o valor acrescentado dos produtos biológicos.
A Produção Biológica. Participação da DGADR no Video News da AJAP
A DGADR (Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural) desempenhou um papel fundamental no seguinte vídeo sobre a agricultura biológica na União Europeia. Destaca o compromisso com o crescimento sustentável e a preservação da biodiversidade neste setor em expansão, aliando as melhores práticas ambientais à preservação dos recursos naturais, destacando-se pela aplicação do Regulamento 2018/848 da UE. Este regulamento, um marco na produção biológica europeia, promove não só o bem-estar animal e a biodiversidade, mas também incentiva a produção local e a alimentação animal de origem regional.
O vídeo ilustra o sucesso da agricultura biológica através da história inspiradora de um agricultor que transformou uma área abandonada numa próspera exploração de medronheiros. Esta narrativa realça a importância da biodiversidade e da sustentabilidade na agricultura moderna, apontando para um futuro mais verde e saudável. A apicultura surge como um complemento vital nesta abordagem, melhorando a polinização e contribuindo para um equilíbrio ecológico mais amplo.
Guia de Boas Práticas na Distribuição de Produtos Biológicos Alimentares
A APED elaborou, em parceria com a DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o “Guia de Boas Práticas na Distribuição de Produtos Biológicos Alimentares”. Este documento destina-se a todos os operadores da área da distribuição que rececionam, armazenam, transportam e expõem em loja produtos biológicos alimentares.
Neste guia, que será disponibilizado em diversas plataformas, são abordados os temas relativos à produção biológica, à certificação que lhe está associada e à utilização de indicações referentes a este tipo de produção, na rotulagem e na publicidade, bem como às regras de controlo durante as várias etapas desde a receção à exposição em loja dos produtos biológicos alimentares.
Este é um documento de trabalho escrito em linguagem simples e acessível a todos os operadores que se deparem com dúvidas no decorrer das suas tarefas diárias de controlo de produtos biológicos alimentares.
Conscientes da responsabilidade e da exigência que o controlo e certificação deste tipo de produtos alimentares colocam ao setor, estas duas entidades, procuram com a divulgação deste documento, contribuir para a melhoria do sistema de distribuição dos produtos biológicos alimentares, para bem da cadeia e do consumidor.
O “Guia de Boas Práticas na Distribuição de Produtos Biológicos Alimentares” tem por base o Regulamento (UE) n.º 2018/848, em vigor desde o dia 1 de janeiro de 2022.
Produção em modo biológico -
Idanha-a-Nova
No episódio transmitido a 18 de agosto no canal da RTP 1, a série "Entre o Mar e a Terra" mergulha no mundo da juventude que trocou a vida citadina pelo campo. Estes jovens mostraram como estão a reinventar práticas agrícolas em Idanha-a-Nova, privilegiando uma relação mais equilibrada e respeitosa com a terra. As azeitonas, sementes e animais como cabras, ovelhas e vacas são o reflexo da paixão e empenho destes novos agricultores que procuram interagir com a terra respeitando os limites naturais.
A série, que tem vindo a explorar a riqueza e diversidade dos produtos portugueses, tanto da terra como do mar, retrata a dedicação de pessoas que unem saberes ancestrais a técnicas inovadoras e científicas. Este episódio, em particular, demonstra que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma filosofia de vida adotada por muitos que trabalham para valorizar e cuidar da terra, do produto e, consequentemente, das comunidades.
Através de imagens esplêndidas, "Entre o Mar e a Terra" continua a apresentar-nos um Portugal que se reinventa, com as suas próprias tradições e inovações, e onde o final de uma jornada é apenas o começo de outra.
Abertura de candidaturas ao Prémios da Produção Biológica 2023
Candidatura aos Prémios na Produção Biológica 2023 pela Comissão Europeia para as categorias:
- Melhor Agricultora (feminino) e melhor agricultor (masculino)
- Melhor região biológica
- Melhor cidade biológica
- Melhor Bio-região
- Melhor preparador biológico
- Melhor distribuidor biológico
- Melhor restaurante biológico
O período de candidatura decorre entre 25 de março e 14 de maio com a cerimónia de entrega dos prémios agendada para o dia 25 de setembro.
Para mais informação consultar EU Organic Awards (europa.eu) e redes sociais:
Seca Portugal 2022 - Derrogações às regras de produção
Conforme disposto no artigo 22.º do Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018, Portugal pode, em situações de catástrofe natural conceder derrogações às regras de produção durante um período limitado e até que a produção biológica possa ser restabelecida.
Assim, a publicação do Despacho n.º 2768-A/2022 de 2 de março de 2022, veio oficialmente reconhecer a existência de uma situação de seca extrema/severa (agrometeorológica) em determinados concelhos de Portugal Continental. Este reconhecimento veio permitir aos operadores de agricultura biológica dos concelhos atingidos a possibilidade de requererem autorização da utilização de alimentos não biológicos para alimentação de animais de criação biológica a partir da data de publicação do despacho.
Verificando-se um agravamento da situação, o Despacho n.º 7843/2022 de a 6 de junho de 2022, veio estender esta autorização a todos os concelhos de Portugal Continental. Em resultado da situação de catástrofe natural vivida, e no âmbito das suas atribuições a Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural tem vindo a analisar e autorizar derrogações às regras de produção desde o início de março de 2022.
Até à presente data, foram analisados 1458 pedidos de utilização de alimentos não biológicos para alimentação de animais de criação biológica, de 1067 operadores requerentes.
Verifica-se que as espécies bovinas e ovinas foram as mais afetadas, sendo os alimentos mais solicitados a palha, a ração e o feno.
Destaca-se ainda que, desde o início de março, foram concedidas 1424 autorizações.
V Sessão Pública Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica
A DRAPLVT e a DGADR, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, promoveram no dia 25 de novembro, a V Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica, na Herdade Alto do Pina – Poceirão – Palmela, no âmbito das atividades do Observatório Nacional da Produção Biológica (ONPB), e com o objetivo de apresentar o ponto de situação da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e da execução do Plano de Ação (PA).
O evento contou com a participação de diversas entidades da região, públicas e privadas e iniciou-se com uma visita à Exploração da Herdade Alto do Pina, permitindo conhecer o modo de produção biológico utilizado.
A abertura da sessão coube a Álvaro Amaro, Presidente da Câmara de Palmela, Cecília de Sousa, Presidente da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, e António Gonçalves, proprietário da Sociedade Agrícola Alto do Pina. Para além da apresentação da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e do respetivo Plano de Ação, assegurados pelo Diretor-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rogério Ferreira, Teresa Pais Coelho, da DGADR, apresentou o tema Grupo de operadores em produção biológica.
O evento prosseguiu com as apresentações do projeto biológico da Herdade, por António Gonçalves, Bruno Leite e Jorge Ferreira, e do Agrupamento de Produtores Multiprodutos, com Carla Cavaco da Cooperativa Portuguesa de Plantas Aromáticas Medicinais e Complementares - Ervas Lusas.
Seguiu-se também uma Mesa Redonda com Operadores em Produção Biológica como a Salina Greens, a Mother Bio, a Courela dos Pegos Bio e o Projeto Semear, que, completaram o programa, permitindo estabelecer um debate profícuo sobre as questões relacionadas com a produção biológica.
O encerramento da sessão coube ao Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Nuno de Lacerda Fonseca, que realçou a relevância destas sessões para a promoção de uma maior proximidade entre os operadores e as entidades oficiais, que, por sua vez, enriquece o esclarecimento e debate sobre um tema tão atual e relevante para a comunidade agrícola como é a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica.
No local onde decorreu a iniciativa, foi também disponibilizada uma mostra de produtos comercializados pelos operadores em produção biológica presentes na iniciativa.
Brochura EIP-AGRI Agricultura Biológica
A agricultura biológica permite aos agricultores produzir alimentos de alta qualidade com um baixo impacto ambiental. A promoção de abordagens inovadoras, incluindo novas formas de colaboração, e partilha de boas práticas podem apoiar os agricultores, organizações e outros da cadeia de valor, nos seus esforços de conversão, com sucesso, para a agricultura biológica. Esta brochura destaca exemplos inspiradores sobre como se pode conseguir uma conversão, bem sucedida, para a agricultura biológica. Apresenta plataformas e projectos que trabalham no sentido de uma cadeia de produção biológica mais forte.
Portugal Bio, Naturalmente!
A AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica para a promoção da Agricultura Biológica divulgou um conjunto de 28 vídeos promocionais com o objetivo de demonstrar os benefícios da Agricultura Biológica para a saúde, para o meio ambiente e na promoção da eficiência dos recursos. A série “Portugal Bio, Naturalmente!” é parte de uma campanha de sensibilização ao público integrada no projeto “Plano de Comunicação AB e PB – Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica”, apoiado pela Assistência Técnica da Rede Rural Nacional.
Vídeos:
- A Agricultura Biológica em Portugal + Como reconhecer um produto biológico (Ep. 1)
- Bioregiões (Ep. 2)
- Conversão e Certificação em Agricultura Biológica (Ep. 3)
- Sementes e Material de Propagação (Ep. 4)
- As culturas da horta biológica (Ep. 5)
- A Fruta Biológica (Ep. 6)
- Olival Biológico (Ep. 7)
- Vinha Biológica (Ep. 8)
- Produção Biológica de Cereais e Forragens (Ep. 9)
- Produção Biológica de Leguminosas (Ep. 10)
- Produção Biológica de Aromáticas e Condimentares (Ep. 11)
- Apicultura Biológica (Ep. 12)
- Ovinos em Produção Biológica (Ep. 13)
- Bovinos em Produção Biológica (Ep. 14)
- Produção de ovos biológicos (Ep. 15)
- Controlo de Adventícias em Agricultura Biológica (Ep. 16)
- Controlo de Pragas e Doenças no Pomar e na Horta (Ep. 17)
- Produção pão biológico (Ep. 18)
- Transformados Biológicos de Origem Vegetal (Ep. 19)
- Transformados Biológicos de Origem Animal (Ep. 20)
- Restauração biológica (Ep. 21)
- Canais de Distribuição: Mercados Agrobio (Ep. 22)
- Canais de Distribuição: Lojas especializadas de produtos biológicos (Ep. 23)
- Canais de Distribuição: Organização de Produtores (Ep. 24)
- Os produtos biológicos vistos pelo consumidor (Ep. 25)
- Ensino, Formação, Investigação em Agricultura Biológica(Ep. 26)
- "Produção e Transformação" (Ep. 27)
- "Resumo" (Ep. 28)
WEBINAR
O Webinar sobre a nova Legislação Europeia referente à Agricultura Biológica tem finalmente data marcada para quinta-feira dia 10 de Março às 11h, e terá uma duração aproximativa de 1 hora.
Os oradores presentes serão: o Diretor-Geral da DGADR, Dr. Rogério Lima Ferreira, e o Presidente da Direção da Agrobio, Eng.º Jaime Ferreira.
Portugal entre os finalistas do European Organic Awards 2022
O Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova destaca-se entre os finalistas do European Organic Awards 2022 para o prémio de melhor bio-região.
As distinções, no âmbito do European Organic Awards 2022, reconhecem a excelência na cadeia de valor da Produção Biológica na União Europeia.
Em 2022, são atribuídos, pela primeira vez, 8 prémios distribuídos pelas seguintes categorias:
- Melhor agricultor biológico (feminino e masculino)
- Melhor cidade biológica
- Melhor região biológica
- Melhor bio-região
- Melhor PME biológica
- Melhor distribuidor de produtos biológicos
- Melhor restaurante biológico
EIP-AGRI workshop ‘Conversion to organic farming: innovative approaches and challenges’
A DG AGRI e a EIP-AGRI estão a organizar o workshop EIP-AGRI ‘Conversion to organic farming: innovative approaches and challenges’
O evento realiza-se em Florença, Itália, nos dias 22 e 23 de junho de 2022.
Pode consultar todas as informações e na página do evento.
Inscrições até 11 de abril de 2022
"Territórios Sustentáveis: Caminhos da Valorização" - Dia 26 - 14:30 às 17:30
Apesar da reconhecida importância das variedades locais, as tendências recentes do mercado e os modernos sistemas de produção têm deslocado os agricultores e setores afins para o cultivo de cultivares comerciais e híbridos devido ao seu alto rendimento e uniformidade do produto final.
No entanto, esta tendência resulta apenas em benefícios de curto prazo, enquanto põe em perigo os valiosos recursos endógenos que podem ser comprovadamente úteis sob uma mudança climática global. Também as preocupações dos consumidores com a qualidade dos alimentos, sua origem e processo de produção, bem como a indicação geográfica dos produtos, estão em crescente demanda.
Neste contexto e tendo em conta as particularidades que caracterizam as variedades locais, o património cultural e a ligação com regiões específicas, é de fundamental importância aprofundar este conhecimento que poderá resultar em produtos de elevado valor acrescentado e no reforço das economias rurais.
Ciclo de Conferencias Modo de Produção Biológica
A APED e a DGADR promovem um Ciclo de Conferências que visam debater os temas especificos relacionados com o Sistema de Controlo e Certificação do Operador do Modo de Produção Biológico.
Apresentação do portal do Observatório Nacional da Produção Biológica
A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, presidiu, dia 19 de novembro, à abertura da IV Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica, na Escola Superior Agrária, em Ponte de Lima onde foi feita a apresentação do Portal do Observatório Nacional de Produção Biológica.
O Observatório Nacional da Produção Biológica, tem por missão a recolha, tratamento e divulgação de informação sobre a produção, transformação, comercialização de produtos biológicos, incluindo sobre o seu consumo e sobre os vários mercados existentes. Toda a informação relativa ao observatório é de acesso livre através do seu Portal.
14 dezembro: 3.º Meeting de Agricultura Biológica em Loures
A Câmara Municipal de Loures, em parceria com a AGROBIO, vai realizar, no dia 14 de dezembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, o 3.º Meeting de Agricultura Biológica em Loures.
Este encontro, no âmbito da promoção do desenvolvimento rural preconizada pelo Município de Loures, será centrado no modo de produção biológico e tem como objetivo refletir e discutir sobre as oportunidades e desafios da reconversão para o modo de produção biológico, bem como partilhar boas-práticas com produtores locais e com diferentes entidades interessadas, considerando o enquadramento da política europeia e nacional para o setor.
O Meeting, que se irá realizar entre as 9h e as 12h30, terá transmissão em direto via YouTube do Município de Loures.
A participação presencial está condicionada às regras da DGS, designadamente ao uso obrigatório de máscara e à apresentação de certificado de vacinação ou de comprovativo de realização de teste com resultado negativo.
Eurostat: Área de agricultura biológica na UE aumentou 46% desde 2012
De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, a área de agricultura biológica total na União Europeia era de 13,8 milhões de hectares em 2019, o que corresponde a 8,5% da área agrícola total utilizada, o que representa um acréscimo de 46% entre 2012 e 2019.
Em Portugal, segundo o serviço de estatíticas da UE, a área agrícola destinada a agricultura biológica fixou-se em 8,2%, um valor ligeiramente inferior ao verificado na média dos países da União Europeia (8,5%).
Quintinha da Su identificado projeto inovador pela RRN
Em São Brás de Alportel encontra-se a “Quintinha da Su”, um projeto familiar de instalação agrícola que, nesta vila do distrito de Faro, tem aberta uma loja física, localizada no mercado municipal, e uma loja online, com venda direta de produtos hortícolas frescos biológicos provenientes de produção local própria.
Este é um projeto inovador identificado pela Rede Rural Nacional na região do Algarve que privilegia a produção local, as práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, os circuitos curtos agroalimentares e, ainda, o recurso às novas tecnologias de informação para promover o seu negócio.